BRINQUEDOTECA UNIGRAN 10 ANOS
Professora Mestre Lucia Eugenia Pittas Martini, docente do Curso de Pedagogia da UNIGRAN.
Para fechar com sucesso as comemorações de 10 anos da nossa brinquedoteca, quatro acadêmicas do Curso de Pedagogia elaboraram monografias escrevendo sobre o assunto, sob a orientação da Professora Mestre Lucia Eugenia Pittas Martini.

A aluna Cacilda Costa Silva apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso com o título: Brinquedoteca mediadora do processo de ensino-aprendizagem. Sua pesquisa mostra "a importância de se construir um espaço lúdico, aconchegante, com recursos pedagógicos, dentro da escola pública, utilizando-o como estimulador e facilitador do processo de ensino-aprendizagem."

Relatando a história destes dez anos de atividades, a acadêmica Carlla Carbone defendeu a monografia A brinquedoteca da UNIGRAN: construindo a memória. Seu trabalho, elogiado pela banca recebeu a sugestão de divulgação por relatar "a importância da brinquedoteca para a criança e para a formação dos futuros educadores infantis."

Luciane Machado Gnutzmann concluinte do Curso de Pedagogia, descreveu em sua monografia O comportamento da criança em ambiente lúdico. Em seu resumo esclarece que é "(...) relevante a interação do adulto com a criança na brinquedoteca."

A acadêmica Adriana Aquino Freitas elaborou e defendeu sua monografia com o título: A brinquedoteca na formação do educador. Neste trabalho descreve como funciona a brinquedoteca, como é organizado este ambiente lúdico, um espaço mágico que ajuda a transformar a brincadeira em momentos ricos de conhecimento. Também enfatiza a formação do futuro educador que deve vivenciar o lúdico com os alunos em sala de aula para que haja uma aprendizagem prazerosa.

Estes trabalhos vêm demonstrar que a brinquedoteca da UNIGRAN é um espaço importante na formação do educador infantil pois permite aos acadêmicos realizar na prática os conhecimentos que recebe teoricamente no Curso de Pedagogia.

11/12/2006

 

 

 
PARCEIROS  |  MAPA DO SITE  |  BUSCA