PSICOTERAPIA CORPORAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
ROCHA, Brasilda



Este estudo focaliza a tensão corporal da criança através do uso
do brinquedo, identificando o tipo de energia de cada brinquedo,
partindo do pressuposto que este representa as relações objetais da
criança, onde se originam os conflitos, e como tal serve como objeto
de transição entre a mãe e a criança.

A partir destes conceitos, fizemos a formulação de nossa hipótese de
investigação. Observamos 95 brinquedos relevantes para esta amostragem
e reunimos 40 crianças de 4 a 17 anos, todas com a mesma característica
de estarem em processo psicoterápico e de residirem numa cidade do
interior do estado de São Paulo.

Nosso processo de investigação iniciou-se após a classificação
dos 95 brinquedos utilizados no contexto terapêutico, e destas
crianças submetidas ao tratamento psicoterápico. Todas com seus
respectivos diagnósticos psicológicos, associados à estrutura de
caráter, conforme a classificação de Alexander Lowen.

Na elaboração do registro dos dados, houve o mesmo critério
para todos os brinquedos e fases de caráter, para reduzir a margem
de erros no processamento dos dados.


COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO

ROCHA, Brasilda. Psicoterapia corporal com crianças e adolescentes. In: ENCONTRO
PARANAENSE, CONGRESSO BRASILEIRO, CONVENÇÃO BRASIL/LATINO-AMÉRICA, XIII,
VIII, II, 2008. Anais. Curitiba: Centro Reichiano, 2008. CD-ROM. [ISBN - 978-85-87691-13-2].
Disponível em: www.centroreichiano.com.br. Acesso em: ____/____/____.

Após vários levantamentos desses dados, pudemos obter uma
análise quantitativa e qualitativa através do processamento dos
mesmos.

O objetivo da terapia com a criança é refazer a sua matriz de
identidade, o que denominamos de rematrização de identidade. Isto
para que ela possa reparar situações traumáticas de experiências
emocionais dos primeiros momentos de vida.

Na neurose não existe o fluxo libidinal, e para atingirmos o fluxo,
devemos fazer o processo de metabolização, o qual mobiliza o sistema
vegetativo.

Partindo deste pressuposto, o que fazemos em terapia corporal é
tratar o brinquedo em seu aspecto ativo. Nestas intervenções podemos
mobilizar a energia em estase e/ou modificar este fluxo energético,
através dos "brinquedos" -que servem como facilitadores para a
nossa entrada no mundo da criança, sem interromper seu "circuito
energético".

Nosso objetivo é reconstruir o fluxo libidinal e o sentimento
profundo de ser amado.

Este trabalho propõe estudar a profilaxia da neurose, ou seja, o
acompanhamento de bebês até entrarem na fase da adolescência,
conjuntamente com os pais, desde o reconhecimento das couraças e a
necessidade de trabalharmos a função terapêutica e pedagógica do
brinquedo, objetivando a prevenção dessas couraças. Portanto,
sistematizamos os tipos de brinquedos que correspondem ao fluxo
energético de cada fase do desenvolvimento da criança, para que
possamos ampliar este espaço interno e evitar padrões de tensões
emocionais.

A intervenção terapêutica faz-se necessária exatamente para
propiciar a evolução da matriz materna, assim como a elaboração da
própria brincadeira.

Retratando o dia-a-dia das crianças, suas buscas de prazeres e a
necessidade de serem criativas, quebrando as regras dos jogos,


COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO

ROCHA, Brasilda. Psicoterapia corporal com crianças e adolescentes. In: ENCONTRO
PARANAENSE, CONGRESSO BRASILEIRO, CONVENÇÃO BRASIL/LATINO-AMÉRICA, XIII,
VIII, II, 2008. Anais. Curitiba: Centro Reichiano, 2008. CD-ROM. [ISBN - 978-85-87691-13-2].
Disponível em: www.centroreichiano.com.br. Acesso em: ____/____/____.

construindo suas próprias regras, sendo fiéis às suas dores, suas
angústias, seus temores, à sua vida, que está tão próxima à memória
somática de sua concepção, a este fio condutor de sua pulsação
energética.

Nosso objetivo científico é a comparação destas idéias básicas
detectadas de acordo com as características do brinquedo, em
concordância com a fase da evolução psíquica, para fazer a proposta
operativa que propicia o processo terapêutico (uma evolução mais
rápida e precisa).

Desta forma, tornou-se relevante e significativa esta coleta, a
qual não limitou o quadro da pesquisa, refletindo as relações reais,
permitindo comprovar a validade das idéias e hipóteses iniciais.

Como terapeutas de crianças, temos como um dos nossos
recursos técnicos "os brinquedos" -que servem como facilitadores
para a nossa entrada no mundo da criança, sem interromper seu
circuito energético.

A terapia da criança no enfoque corporal trata da relação de
duas pessoas que brincam juntas, onde o trabalho do terapeuta é
trazer a criança para um campo em que ela ainda não brincou. É
necessário que o terapeuta esteja trabalhado e aberto na maior
amplitude possível deste campo.

A partir dos resultados de nossas pesquisas criamos o "workshop
de brinquedos" para terapeutas, com o objetivo de ajudá-los a criar
condições necessárias para que possam aprender a brincar livremente
com a criança. Trabalhando o papel do terapeuta com os brinquedos,
procuramos levá-lo "onde ele não brincou" para abrir espaço
energético na relação terapeuta-brinquedo-criança.

Estamos num momento social de transformação, onde devemos
salientar nosso processo de síntese, que poderá ser realizado na relação
afetiva, evidenciando o nosso objetivo, que é criar condições necessárias
para que possam brincar livremente com a criança.


COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO

ROCHA, Brasilda. Psicoterapia corporal com crianças e adolescentes. In: ENCONTRO
PARANAENSE, CONGRESSO BRASILEIRO, CONVENÇÃO BRASIL/LATINO-AMÉRICA, XIII,
VIII, II, 2008. Anais. Curitiba: Centro Reichiano, 2008. CD-ROM. [ISBN - 978-85-87691-13-2].
Disponível em: www.centroreichiano.com.br. Acesso em: ____/____/____.

É muito importante o nosso arcabouço teórico, mas é muito mais
importante a peculiaridade de uma relação, onde as respostas estão na
própria criança, somente a nossa dedicação amorosa fará com que
libertemos da dor de nossas crianças.

SINTESE

Abordar os conceitos teóricos e práticos da terapia corporal com
crianças e adolescentes, visando concretizar posturas e condutas em
procedimentos terapêuticos.

Levar a criança a aprender de que maneira explorar o brinquedo e seu
significado no desenvolvimento de sua personalidade. O brinquedo
simboliza o corpo, e é utilizado como uma interpretação e/ou intervenção no
processo psíquico e corporal.

Localizar a tensão corporal da criança através do uso do brinquedo.

Indicações Bibliográficas

ABERASTURY, A. El niño y sus juegos. 1.ed. Buenos Aires: Paidos, 1968.

______. Psicanálise da criança. Tradução de Ana Lúcia Leite de Campos.
1.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1982.

BOADELLA, D. Nos caminhos de Reich. São Paulo: Summus Editorial,
1985.

BRENNAM, B. Mãos de luz. São Paulo : Editora Pensamento, 1987.

BOYESEN, G. Cadernos de psicologia biodinâmica - n.1. São Paulo:
Summus Editorial, 1983.

______. Cadernos de psicologia biodinâmica - n.2. São Paulo: Summus
Editorial, 1983.

______. Cadernos de psicologia biodinâmica - n.3. São Paulo: Summus
Editorial, 1983.


COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO

ROCHA, Brasilda. Psicoterapia corporal com crianças e adolescentes. In: ENCONTRO
PARANAENSE, CONGRESSO BRASILEIRO, CONVENÇÃO BRAS

01/09/2008

 

 

 
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