CARTA DE QUALIDADE DAS LUDOTECAS FRANCESAS
Alice Lucot com a supervisão de Denise Garon -Tradução: Profª Drª Vera Barros de Oliveira
Organizada pela Associação das Ludotecas Francesas, ALF,em 2003, esta carta vem a ser um quadro de referência para todas as ludotecas francesas.

Tradução da Profª Drª Vera Barros de Oliveira, Presidente do Conselho da Associação Brasileira de Brinquedotecas, publicado originalmente no Boletim BRINQUEDISTA da Associação Brasileria de Brinquedotecas, Número 39, Março de 2005, p.03 e gentilmente cedida para divulgação no site ABRINQuedoteca.


Fruto de uma reflexão em conjunto sobre a prática quotidiana, não se constitui em um regulamento propriamente dito, a ser cumprido, mas trata da formulação das principais condições de implantação e funcionamento de uma ludodeca, com base em sólidos critérios de qualidade, assegurando seu reconhecimento social.

Aborda 11 temas gerais: Ética e papel de uma ludoteca; Projeto (desde a criação às ações a médio e longo prazo); Parcerias; Tipos de serviços oferecidos; Locais/Espaços; Jogos/Brinquedos; Funcionamento; Público(s); Acolhida e Comunicação.

De forma clara e didática caracteriza cada item e fornece orientação específica para seu desenvolvimento adequado.

1. Ética e papel de uma Ludoteca

· Ter o brincar e o brinquedo no centro de todo projeto ou atividade.
· Promover a atividade lúdica e o prazer de brincar.
· Favorecer e promover o brincar livre (livre escolha do material, de sua utilização, dos parceiros), saber estar presente sem intervir, respeitar o jogo e o não jogo.
· Saber brincar com os jogos, apresentá-los, transmitir as regras e adaptá-los aos diferentes públicos (idades, handicaps...) e às diferentes situações.
· Garantir as regras dos jogos, as regras do lugar e o respeito entre os jogadores.
· Valorizar o patrimônio lúdico, possuindo jogos de diferentes épocas e de diferentes culturas.
· Permitir a experiência de uma grande diversidade de jogos e para favorecer o espírito crítico.
· Preservar o brincar das recuperações pedagógicas, terapêuticas, comerciais e ideológicas.
· Ficar vigilante à manutenção da neutralidade do espaço da ludoteca.
· Informar-se sobre as condições da fabricação dos jogos e brinquedos.

2. Projeto - desde a criação às ações a médio e longo prazo

· Fazer um diagnóstico prévio: estudo do meio e das necessidades.
· Definir os objetivos a atingir (gerais, específicos, a curto ou longo termo) e as prioridades.
· Determinar as ações a realizar e estabelecer um plano de trabalho.
· Definir e buscar os meios necessários (humanos, financeiros, materiais...). Analisar a viabilidade das ações.
· Redigir um projeto coerente e adequado ao diagnóstico, levando em conta as diferentes etapas de realização e o orçamento.
· Saber apresentar e definir seu projeto.
· Conduzir e supervisionar as ações de acordo com os objetivos propostos. · Prever avaliações durante o curso da ação (a médio e longo termo) para reajustar, se necessário.
· Prever ocasiões de reuniões entre os diferentes atores responsáveis pelo projeto , assim como um balanço das atividades do projeto.
· Realizar uma avaliação quantitativa e qualitativa.

3. Parcerias

· Afirmar sua identidade ludoteca frente aos parceiros. · Participar ativamente da rede de ludotecas, desenvolver permutas e colocar em ação ações comuns. Filiar-se à rede nacional das ludotecas.
· Identificar parceiros potenciais (institucionais e associativos), no setor geográfico da implantação, tomar conhecimento de seu funcionamento e missão.
· Fazer-se conhecer por estes parceiros potenciais, entrando em contato com as diversas instituições e estruturas das redondezas da ludoteca.
· Identificar diferentes possíveis financiadores, seus campos de intervenção e suas exigências.
· Conhecer orientações e escolhas políticas das coletividades territoriais (municípios, departamentos, regiões). · Conhecer o ambiente circundante sóciocultural, educativo e situar-se de forma complementar.
· Desenvolver parcerias com outras estruturas, construindo projetos comuns, ou participando de atividades desenvolvidas por elas.
· Estabelecer laços, ver parceiros nos profissionais do brincar e do brinquedo (criadores, distribuidores, fabricantes...). · Definir o lugar e as atividades de cada um dos parceiros.

4. Equipe

· Possuir pessoal assalariado diplomado.
· Possuir pessoal em número suficiente em função do projeto e das atividades
· Possuir pessoal qualificado nos domínios das atividades exercidas.
· Definir papéis, tarefas e responsabilidades de cada um. · Favorecer a complementaridade das competências e a combinação.
· Aderir ao projeto da ludoteca.
· Criar uma equipe dinâmica e motivar o pessoal.
· Participar das ações de formação contínua nos domínios do brincar, do brinquedo e das ludotecas.
· Fazer reuniões regulares com a equipe.
· Favorecer a estabilidade da equipe.

5. Tipos de serviços oferecidos

· Preço gratuito ou pago.
· Brincar livre no local .
· Brincar no local com animação.
· Organização de manifestações e criação de animações temáticas à volta do jogo ou do brinquedo.
· Animação de jogos em meio externo e em outras estruturas.
· Atelier de fabricação e de criação de jogos.
· Documentação, informação, conselho, relativo ao jogo (escolha,utilização, interesse...).
· Formação sobre o jogo, o brinquedo e a atividade lúdica, acolhida a estagiários, a portadores de projetos.
· "Ludobus" e outros serviços itinerantes.
· Testes de jogos e brinquedos.

6. Locais e espaços

· Ter locais reservados unicamente à ludoteca e dispor de um espaço exterior para brincar.
· Dispor de superfície de tamanho suficiente às atividades e aos diversos públicos acolhidos.
· Possuir os tipos de locais necessários para o funcionamento da estrutura (locais para a acolhida do público, locais técnicos, administrativos, sanitários...).
· Facilitar o acesso da ludoteca ao público: proximidade dos locais de moradia, transportes públicos , estacionamento...
· Dispor de locais acessíveis a todos (cadeiras de rodas, carrinhos de bebê, etc...).
· Dispor de locais claros, ensolarados, isolados, arejados.
· Respeitar as regras de segurança e de higiene.
· Organizar os espaços abertos ao público em função das idades, dos tipos de atividades e dos serviços oferecidos.
· Possuir mobiliário modulável e funcional, adaptado aos diferentes públicos, aos jogos, às atividades.
· Possuir locais atraentes (cores, elementos decorativos, estética do mobiliário, limpos, em ordem...).

7. Acervo de jogos e brinquedos

· Possuir um bom conhecimento material, técnico, psicológico, pedagógico, histórico, cultural dos jogos e brinquedos e atualizar esses conhecimentos.
· Dispor de material lúdico diversificado e em quantidade suficiente, em relação aos projetos, às atividades e aos diversos públicos acolhidos.
· Propor material lúdico condizente às normas de segurança.
· Ter jogos e brinquedos em bom estado, completos, bem condicionados e limpos.
· Preparar a utilização dos jogos e brinquedos:proteção, cotação, inventário, registro, marcação, aprendizagem do jogo.
· Utilizar uma classificação comum às ludotecas para analisar o material lúdico.
· Utilizar um método de arrumar os jogos e brinquedos adaptados aos diversos públicos (indicação simples e acessibilidade).
· Gerenciar o estoque dos jogos e brinquedos desde o momento da compra ao desuso (conhecimento do estado do estoque, renovação regular...).
· Divulgar, promover e valorizar todos os elementos do fundo de jogos/brinquedos.
· Conhecer as diferentes redes de fabricação, de edição, de distribuição do material lúdico e os autores dos jogos.

8. Funcioname

20/10/2005

 

 

 
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