ESCULTURAS VIVAS
 
Estado: -- País:
Classificação: Simulação
Faixa etária : A partir de 5 ano(s) Participantes: 10 A 30
Contribuições
O desafio corporal de repetir uma postura com os olhos vendados é sempre bem recebido pelas crianças. Fazer isto em duplas possibilita o contato físico e a sincronia entre elas.
O erro, razão mais de riso do que punição, nem sempre é causado pela criança e, em vez de excluí-la da brincadeira a convida a uma nova tentativa ou a comandar o grupo.
Espaço necessário: amplo
Duração: determinada pelo grupo
Ritmo: moderado
Material necessário
Lenços para tapar os olhos

Descrição da Brincadeira
Objetivo: repetir uma postura
Desenvolvimento:
Os jogadores formam um círculo e vendam os seus olhos. Um dos jogadores, que não tapa os olhos, vai para o meio da roda. Ele escolhe uma postura e transforma-se em uma estátua. O animador intervém, então, e descreve progressivamente esta postura. Segundo suas indicações, os participantes de olhos vendados procuram se colocar na mesma posição. Quando o quadro estiver definido o animador retira as vendas.
Pode-se então contemplar a exatidão (ou mais freqüentemente a diferença) das reproduções com relação à estátua original.


Variante:
A escultura viva pode também ser realizada por duas crianças, o que supõe um contato entre seus corpos. Neste caso, é conveniente designar cada um dos membros do par por um número, como forma de distinguí-los.


Observações
 O animador pode ser substituído por um jogador, mesmo criança. Basta cuidar para que a pessoa tenha uma linguagem clara e precisa na descrição.
 A inexatidão da reprodução pode originar-se tanto de uma descrição errada, imprecisa do animador (por esta razão a linguagem usada é importante) ou de uma interpretação incorreta do jogador.
Fonte: JOUONS ENSEMBLE, editado por Non-Violence Actualité
 

 

 
PARCEIROS  |  MAPA DO SITE  |  BUSCA
 
 
Fechar [X]

Fechar [X]

Fechar [X]

Fechar [X]

Fechar [X]