ARRANCA MANDIOCA
 
Estado: AM País: Brasil
Classificação: Desafio
Faixa etária : A partir de 3 ano(s) Participantes: 3 ou mais
Contribuições
Movimentação corporal, cooperação do grupo, força. Propicia muitas risadas e muita diversão.
Espaço necessário: externo ou interno amplo
Duração: Varia de acordo com a força e número de participantes
Ritmo: agitado
Material necessário
Uma árvore, mastro ou poste bem fixados ao chão.
Ideal para se brincar com pessoas de diferentes idades.

Descrição da Brincadeira
"Esta brincadeira ainda vive firme e forte em algumas aldeias indígenas, mas é pouco conhecida entre as crianças e adultos não indígenas. Vive forte mesmo, afinal, para brincar é preciso um bocado de força".

Os participantes se sentam no chão, em fila, um atrás do outro. O primeiro da fila deve agarrar-se a uma árvore ou poste. Ele é "o dono da roça de mandiocas". O segundo da fila entrelaça seus braços pela barriga do companheiro da frente, e assim sucessivamente até que todos estejam prontos para começar.
Um dos participantes, de preferência, forte, é designado para arrancar, uma a uma, as "crianças - mandiocas" da fila. O "dono da roça" dá a autorização para que as crianças mandiocas sejam, uma a uma, desgarradas da fila começando pela última. Antes de começar a brincadeira os participantes devem combinar, BEM claramente, se fazer cócegas, pedir ajuda a alguém de fora vai valer ou não.

"Entre as crianças Guaranis vale usar de várias estratégias para conseguir o feito, como, por exemplo, fazer cócegas, puxar pelas pernas, pedir ajuda para os que já saíram da fila".
Entre as crianças xavantes, fazer cócegas é impensável."
Fonte: MEIRELLES, Renata - GIRAMUNDO e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil-Ed.Terceiro Nome - 2007 -São Paulo
 

 

 
PARCEIROS  |  MAPA DO SITE  |  BUSCA
 
 
Fechar [X]

Fechar [X]

Fechar [X]

Fechar [X]

Fechar [X]