BRINQUEDOTECA TERAPÊUTICA SENNINHA - INSTITUTO DE ONCOLOGIA PEDIÁTRICA - GRAACC - UNIFESP
Tipo: Instituição de Saúde Fundada em:
E-mail para contato: brinquedoteca@graacc.org.br Fone: ()
Contato: Patrícia Pegoraro E-mail:
Site Oficial: http://www.graacc.org.br
Endereço: Rua Botucatu , 743 3º andar
Bairro: Vila Clementino Cidade: São Paulo UF: SP CEP: 04023-062
Perfil do público atendido
A Brinquedoteca Terapêutica Senninha atende crianças e adolescentes com câncer registrados no Instit
Faixa etária atendida
0 a 18 anos
Síntese da Proposta
A Brinquedoteca Terapêutica Senninha, vinculada ao Instituto de Oncologia Pediátrica - GRAACC/UNIFESP, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, tem como foco a Humanização Hospitalar.

Seus objetivos são:
- Contribuir, através da terapia do lúdico, para o aumento das chances de sobrevida e cura de nossos pacientes, facilitando a adesão e a complacência ao tratamento.
- Melhorar a qualidade de vida de nossos pacientes durante e após o tratamento.
- Tornar-se modelo e pólo multiplicador para outras iniciativas similares na área hospitalar.
Para atingir esses objetivos a Brinquedoteca, que funciona como uma sala de espera diferenciada, organiza atividades dirigidas para as crianças, adolescentes e suas famílias, sob a orientação de psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, professores, terapeutas ocupacionais, arte-educadores e outros profissionais especializados.

A Brinquedoteca oferece atividades variadas, buscando atender interesses e faixas etárias diversificados. Entre elas, destacam-se as atividades recreativas livres, as Oficinas de Criatividade, conduzidas por arte-educadores de ONGs como Arte-Despertar, Associação Viva e Deixe Viver e Projeto Arco-Íris, além de artistas plásticos e artesãos que oferecem seu tempo e conhecimentos diretamente para a Brinquedoteca, e as Oficinas de Mães, voltadas para mães, acompanhantes e mesmo pacientes que queiram aprender técnicas de trabalhos manuais orientados por voluntárias especializadas da equipe da Brinquedoteca.

Além disso, no espaço são realizadas orientações psicológica e psicopedagógica, além de um trabalho informativo voltado para a compreensão da doença e do tratamento, visando auxiliar em seu enfrentamento, que envolve pacientes, acompanhantes e familiares.
Dentro da Brinquedoteca são realizados, também, atendimentos pedagógicos no Projeto Escola Móvel, com o objetivo de garantir uma retaguarda escolar às crianças em tratamento, para que não percam o ano letivo.É mantida, também, uma Brinquedoteca Circulante, que consiste de carrinhos com brinquedos que circulam por outros espaços do hospital (Internação, Unidade de Transplante e Quimioteca). Também são emprestados brinquedos (exclusivamente para áreas internas do hospital), livros, vídeos e gibis (também para casa).

Participamos ativamente da organização de festas, eventos e do Curso de Capacitação para Voluntários organizado pelo GRAACC.

A Brinquedoteca apresenta seu projeto aos interessados através de visitas agendadas.

Projeto Cenográfico : Atelier de Produção
Assessoria : Escola Oficina Lúdica
Fotos

 

 

 
PARCEIROS  |  MAPA DO SITE  |  BUSCA