BRINQUEDOTECA PÚBLICA DE SANTO ANDRÉ
Tipo: Centro Comunitário, Cultural, Esporte e Lazer Fundada em: 02/27/00
E-mail para contato: brinquedotecasa@yahoo.com.br Fone: (11) 49974063
Contato: Nice ou Cristina E-mail: brinquedotecasa@yahoo.com.br
Site Oficial: http://
Endereço: Av. Utinga, 136
Bairro: Vl. Metalúrgica Cidade: Santo André UF: SP CEP: 09220-610
Perfil do público atendido
A principal caracteristica é a diversidasde, atendendo públicos de diversas faixas etárias, classes sociais e localidades.
Faixa etária atendida
Como temos espaço de leitura e jogos de tabuleiros, além das três salas ambiente atendemos todas as faixas etárias
Síntese da Proposta
BRINQUEDOTECA - Espaço Coletivo de Brincar

Era uma vez um parque chamado oficialmente Antônio Pezzolo, mais conhecido pelos moradores da cidade como Chácara Pignatari. Nesse parque havia uma casa nem tão engraçada.
O Departamento de Lazer descobriu que aquela casa poderia ser uma casa divertida, uma brinquedoteca. E assim foi inaugurada em 27 de fevereiro de 2000 a Brinquedoteca Pública de Santo André, que é mantida pela Prefeitura Municipal de Santo André, Secretaria de Cultura Esporte e Lazer, Departamento de Lazer e há portanto uma política pública de lazer que norteia seus princípios e objetivos, cuja base teórica é fundamentada por extensa bibliografia especializada somada à reflexão e observação sistemática do próprio equipamento, que resulta numa práxis cujo êxito pode ser mensurado não só através do número de atendimentos, como também pelos depoimentos e registros de usuários e educadores que freqüentam esse espaço.
Atualmente a Brinquedoteca proporciona acesso livre nos finais de semana e a oficina de criação e confecção de bonecas de pano.
O equipamento, num contexto de espaço urbano, ganha importância na medida em que garante um espaço coletivo para brincar, onde crianças e adultos de diferentes faixas etárias e diferentes contextos socioculturais podem de forma espontânea e informal trocar experiências e saberes.
O planejamento do espaço físico é concebido para tornar o ambiente claro, arejado e alegre, que funciona como um facilitador da brincadeira.
Os critérios de acessibilidade, qualidade de atendimento e transversalidade estão presentes em todas as ações.
Por ser a única brinquedoteca pública da região, de acesso livre, ela se torna um espaço de referência para a cidade, oferecendo acessoria que possibilite a implantação de novas brinquedotecas, em centros comunitários, associações de moradores, escolas, etc.
E assim, esta casa que só tinha teto e nem era engraçada, foi transformada na casa mais divertida da cidade, com uma freqüência no ano de 2005 de 32.306 pessoas que puderam brincar umas com as outras enriquecendo suas experiências lúdicas
Fotos

 

 

 
PARCEIROS  |  MAPA DO SITE  |  BUSCA