BRINQUEDOTECA DO INSTITUTO DA CRIANÇA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS- FACULDADE DE MEDICINA DA USP
Tipo: Instituição de Saúde Fundada em: 2005
E-mail para contato: terapiaocupacional@icr.hcnet.usp.br Fone: (11)
Contato: Aide Mitie Kudo E-mail: teste@emaildecontato
Site Oficial:
Endereço: Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar , 647
Bairro: Cidade: São Paulo UF: SP CEP: 05403-390
Perfil do público atendido
Crianças e adolescentes internados no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, portadores de doenças crônicas das diversas especialidades pediátricas.
Faixa etária atendida
0 a 19 anos
Síntese da Proposta
A Brinquedoteca do Instituto da Criança foi implantada em dezembro de 1994 em parceria com a Fundação ABRINQ e, tem como objetivos criar um espaço lúdico dentro do ambiente hospitalar e possibilitar momentos agradáveis durante o processo de internação.
Em 1999, foi reestruturada em parceria com o Grupo farmacêutico Sanofi-Synthélabo, denominada de "Nossos Sonhos São Possíveis".
Foi criada também uma Brinquedoteca-Móvel com o objetivo de estender os benefícios da recreação às crianças que não podem sair do leito. Composto de um carrinho especial com gavetas removíveis que se transformam em bandejas, leva jogos e material escolar até a cama da criança. O móvel possui ainda um módulo para a montagem de peças teatrais e uma caixinha de música. Em agosto de 2003, foi implantada outra Brinquedoteca na ala nova do ICr, seguindo os mesmos padrões do projeto.
A Brinquedoteca é coordenada pelo Serviço de Terapia Ocupacional, contando com recreacionistas responsáveis pela rotina operacional. São desenvolvidas atividades livres, dirigidas às crianças internadas e o empréstimo de brinquedos para as crianças de outras unidades.

ATIVIDADES:
Os recreacionistas realizam o planejamento e a execução de atividades lúdicas dirigidas às crianças e adolescentes internados:

- Utilização de técnicas e atividades artísticas: desenho, pintura, colagem e modelagem;
- Utilização de técnicas e atividades perceptivas: teatro de fantoche e iniciação musical;
- Utilização de técnicas e atividades construtivas: sucata;
- Atividades artesanais;
- Atividades lúdicas: brinquedos e brincadeiras infantis.

Ao proporcionar essas atividades, estamos auxiliando a criança a transformar sua percepção sobre os procedimentos, tratamento e internação hospitalar.
Fotos

E-Mail: abrinquedoteca@abrinquedoteca.com.br
Website: http://www.abrinquedoteca.com.br
© Copyright 2005 - Todos os direitos reservados para Abrinquedoteca