A HIGIENIZAÇÂO DE BRINQUEDOS
ROTINA DE HIGIENIZAÇÃO DE BRINQUEDOS
Brinquedoteca Terapêutica Senninha
Instituto de Oncologia Pediátrica do Hospital São Paulo

A Brinquedoteca funciona no 3º andar do prédio do Instituto e atende pacientes oncológicos de 0 a 18 anos.

O brincar, o brinquedo fazem parte do dia - a - dia dos pacientes, permeando o procedimento clínico em todos os setores do hospital: Quimioterapia, Internação, Unidade de Transplante de Medula.

Quando inauguramos a Brinquedoteca (Maio/98), praticamente não havia nada na Literatura sobre a higienização de brinquedos no meio hospitalar. Procuramos e recebemos orientação da equipe do C.C.I.H. (Centro de Controle de Infecção Hospitalar) do hospital que nos recomendou higienizarmos os brinquedos com água, sabão neutro e álcool 70°, o que no nosso caso, para o tratamento ambulatorial ( Hospital Dia ) é o mais indicado. Nossas crianças ficam pouco tempo internadas, a rotatividade é grande e elas vem para o hospital para o tratamento e voltam para casa no mesmo dia.

Somos um hospital especificamente de Oncologia Infantil, não tratamos de doenças infecciosas, talvez outros hospitais precisam pesquisar sobre medidas mais eficazes.

A nossa experiência nos mostrou que é FUNDAMENTAL uma equipe de profissionais e voluntários (que não precisam ser necessariamente da área da saúde) para cuidar do acervo da Brinquedoteca, da higienização, dos empréstimos para outros andares.

Não podemos contar com médicos, enfermeiras e atendentes que já tem uma rotina bastante sobrecarregada. Para ver os detalhes da foto entre na página BRINQUEDOTECAS deste site.
Patrícia Pecoraro
Dora Sagese
COORDENAÇÃO

ROTINA DE HIGIENIZAÇÃO DE BRINQUEDOS
Brinquedoteca Ayrton Senna - Hospital Boldrini

Todos os brinquedos e jogos de plástico e vinil que voltam do empréstimo (leito, QT, Banco de Sangue) são higienizados com pano limpo umedecido com álcool 70%. Os blocos de Lego e outros jogos de montar (com peças pequenas) são lavados com álcool 70%.
Os brinquedos e jogos de madeira e papel são higienizados com um pano bem torcido, levemente umedecido com álcool 70% para não estragar. Estes tipos de materiais (papel e madeira) não são meios de transmissão de vírus e bactérias.
Não fazemos empréstimos de bichos de pelúcias e brinquedos afins, pois são materiais que acumulam muita poeira e ácaros.
Quando os empréstimos são efetuados para pacientes com doenças infecciosas, os brinquedos são devolvidos em um saco plástico , recolhidos pela equipe de enfermagem ou limpeza, que faz a higienização, separadamente, com álcool 70% e desinfetante, descartando o pano utilizado.
É importante ressaltar que o acervo de brinquedos para empréstimo está em uma sala, separado dos brinquedos que estão na brinquedoteca (de uso ambulatorial). A higienização destes brinquedos é realizada duas vezes ao ano, com um mutirão de limpeza, utilizando-se álcool 70%, sabão neutro, veja multiuso e desinfetante.
A unidade de Terapia Intensiva e a de Transplante de Medula Óssea possuem acervos específicos, para evitar um rodízio intenso de brinquedos nestes locais.
Em 4 anos e meio de funcionamento, nunca tivemos nenhum problema em relação ao processo de higienização do acervo.

Nina Mazon
Ana Luiza Ferrer
COORDENAÇÃO





Autor/Fonte:
Briquedoteca Ayrton Senna e Brinquedoteca Seninha
(10/04/2006)

 

 

 
PARCEIROS  |  MAPA DO SITE  |  BUSCA