O PASSEIO DA LAGARTA
Proposta: D-Concentração-Percepção
Contribuições
Joseph Cornell,criador do método'Aprendizado Sequencial', percebeu, depois de várias experiências, que as pessoas respondiam de maneira mais favorável a uma seqüência porque ela se harmoniza com aspectos sutis da natureza humana. Os participantes costumam fazer grandes descobertas sobre e com a Natureza, quando a seqüência é bem aplicada.

O Aprendizado Sequencial é composto por 04 fases:

- 1º fase: Despertar o Entusiasmo
- 2º fase: Concentrar a Atenção
- 3º fase: Experiência Direta
- 4º fase: Compartilhar a Experiência

Apesar de ser um método, o interessante é que não é rígido nem inflexível. Existem muitas atividades, e elas podem ser feitas de diversas maneiras. O educador que está conduzindo a experiência deve estar atento ao grupo e propor a atividade que vai de encontro com a sua necessidade. Ele permite que sejam criadas incontáveis experiências, sendo que nehuma é igual à outra.
A Atividade PASSEIO DA LAGARTA concentra a atenção do grupo e explora a percepção sensorial. As crianças adoram ficar com os olhos vendados e ficam estimuladas a usarem os outros órgãos do sentido.
Participantes: 2a5
Espaço necessário: Parque ou jardim grande
Duração:                 Ritmo: Moderado
Material necessário
Vendas para os olhos de todos os participantes menos para o monitor/facilitador.
Descrição da Dinâmica
1.Leve as crianças a um local reservado de um parque.
2.Depois de colocar vendas nos olhos de todas, forme uma fila, como se fosse uma lagarta, onde cada criança deverá colocar o braço no ombro da que está à frente dela.
3.Conforme você as conduz, diga-lhes que deverão ouvir, cheirar e sentir o que se passa ao redor, o mais plenamente que puderem.
4.Faça paradas freqüentes em pontos interessantes ao longo do caminho, tais como árvores e rochas diferentes, ou para que sintam o perfume de uma flor ou de um arbusto. Quanto mais variados forem os elementos ao longo do caminho, melhor. Para isso, caminhem dentro e fora da trilha, sigam um leito seco de um riacho ou entrem e saiam de clareiras ensolaradas.
5.Quando achar que já caminharam o suficiente, retire as vendas. Agora as crianças devem tentar encontrar o caminho de volta até o ponto de partida.

Às vezes, antes de começarem a fazer o caminho de volta, peço-lhes que desenhem ou façam um traçado de como elas acham que foi o caminho e os locais por onde passaram. Assim, elas aprenderão a transformar em figuras os sons, cheiros e toques que sentiram. O som de patos pode indicar uma lagoa ou pântano; perfume poderá significar flores. Sempre que possível, deixe que as crianças descubram o caminho de volta por conta própria.
Atenção: Lagartas muito longas ficam facilmente congestionadas e difíceis de lidar.

Número de participantes: 2 a 5 por monitor
Fonte: CORNELL,Joseph - "Vivências com a Natureza" Editora Aquariana, 2005- Contribuição de Rita Mendonça

 


E-Mail: abrinquedoteca@abrinquedoteca.com.br
Website: http://www.abrinquedoteca.com.br
© Copyright 2010 - Todos os direitos reservados para Abrinquedoteca