CHAPÉU CHAPÉU
Proposta: D-Concentração-Percepção
Contribuições
Pode ser usado na apresentação inicial dos participantes, que a farão de forma descontraída, em função dos desafios de atenção propostos.

Observação do autor:
Pesquisando em livros especializados, muitos dos quais em língua portuguesa, pudemos elaborar cem jogos para o aprimoramento da capacidade de concentração. Julgamos inoportuno reproduzi-los, uma vez que não nos parece difícil ao leitor interessado a obtenção desses diferentes jogos, bem como a explicitação de suas regras. É importante alertar que nos manuais de jogos nem sempre se especifica sua utilidade no treinamento e aprimoramento físico e sensorial mas, da mesma forma como um professor de educação Física aprendendo um exercício novo saberá, sem dificuldade, diagnosticar quais as vantagens e desvantagens de seu emprego para este ou aquele desenvolvimento muscular, da mesma forma um professor lendo sobre um jogo, num manual especializado, não terá dificuldade em identificar se o mesmo se o mesmo se presta a desenvolver a capacidade de percepção espacial, se é útil para aprimorar a capacidade de expressão verbal ou gráfica, se ajuda a identificação de formas geométricas, se auxilia a percepção auditiva, visual ou tátil, ou ainda se contribui para o desenvolvimento da psicomotricidade.
Participantes: Duplas
Espaço necessário: Varável
Duração: 10 minutos                 Ritmo: Médio
Material necessário
1 chapéu - que pode ser feito de papel - por pessoa.
Descrição da Dinâmica
CHAPÉU CHAPÉU
Jogo de Atenção

Esse jogo, além da atenção, é valioso exercício de motricidade e, ainda que desenvolvido por duplas, pode ser aplicado simultaneamente para muitas crianças reunidas, cada jogador em disputa com o outro. Cada dupla precisará de dois chapéus de folhas de jornal, ou qualquer outro objeto que possa simbolizá-lo.
Os parceiros sentam-se frente a frente e durante dois minutos desenvolvem um diálogo, perguntando e respondendo: - como é o seu nome? Onde mora? Que idade tem? Qual a profissão pretendida? Onde estuda? Que disciplina mais aprecia? E uma série de outras questões inventadas pelos participantes. Para esse diálogo, entretanto, duas regras são fundamentais:
1. Só é permitido perguntar em pé e responder sentado;
2. Se a pergunta foi feita por quem está de chapéu, a resposta, obrigatoriamente, terá que ser apresentada sem chapéu e vice-versa.
Para ilustrar, o jogo desenrola-se assim:
- Como é o seu nome? (pergunta o primeiro, com o chapéu na cabeça e de pé).
- Roberto, responde o segundo (obrigatoriamente sentado e sem o chapéu. Após sua resposta, Roberto fica de pé, com ou sem chapéu e indaga:
- E seu nome, qual é? (Sentado, em situação oposta ao perguntador, quanto ao chapéu, seu parceiro responde e fica de pé para a pergunta seguinte.
Embora pareça simples, o jogo se presta a muitos erros, exigindo um grande esforço e concentração.
Fonte: Manual de técnicas de dinâmica de grupo, de sensibilização, de ludopedagogia Celso Antunes Petrópolis, Vozes, 1987

 


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