![]()  | 
    
| DOMINÓ COOPERATIVO | 
| Proposta: D-Resolução de Problemas | 
| Contribuições | 
Transformação de uma situação competitiva em cooperativa. Criação de novas alternativas para situações já estabelecidas.  | 
    
| Participantes: 2,4 ou 7 | 
| Espaço necessário: mesa ou chão | 
| Duração: 10 min. ou mais Ritmo: calmo | 
| Material necessário | 
Um jogo de Dominó de qualquer tipo  | 
    
| Descrição da Dinâmica | 
Joguem de modo que todos acabem as suas peças, ao invés de tentarem bloquear e interferir na jogada alheia e fazerem com que apenas um jogador vença. A inteligência necessária para ajudar o próximo jogador  é a mesma de que precisamos para prejudica-lo. Peças inteiras ou uma das metades em branco poderão ser consideradas como curingas e poderão ser associadas a qualquer número. É possível introduzir variações para aumentar o desafio. Por exemplo, os jogadores poderão usar as peças de seu suprimento que formem cincos e três, ou múltiplos de cinco e  três.  Ou jogar de modo a formar totais de sete. Por exemplo, se a primeira peça do jogo tiver os números 4-2, o próximo jogador precisará ter um 3 ou um 5 em seu suprimento.
 O grupo de jogadores é um time que tem por objetivo usar o maior número de peças que puder. No final, contem quantas peças sobraram, joguem novamente e tentem deixar menos peças ainda. OBS: Ao final do jogo, conversem entre si para trocar idéias sobre dificuldades e facilidades encontradas, perdas e ganhos de se adaptar o jogo e situações que a ele podem ser comparadas.  | 
    
| Fonte: Fonte: DEACOVE, J. - Manual de Jogos Cooperativos - Projeto Cooperação -Santos - 2002 | 
| 
 E-Mail: 
          abrinquedoteca@abrinquedoteca.com.br  | 
    
| 
 Website: 
          http://www.abrinquedoteca.com.br  | 
    
|   © 
      Copyright 2010 - Todos os direitos reservados para Abrinquedoteca  |