ABRINQUEDOTECA- O BRINQUEDO NA ALDEIA VIRTUAL
Synésio Baptista da Costa
A atenção com a qualidade dos brinquedos fabricados no Brasil é um dos principais focos da ABRINQ - Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, que há muito tempo vem desenvolvendo diversos projetos institucionais, tais como:



- Apoio à implantação de 40 Brinquedotecas, distribuídas por vários Estados do País, em parceria com a Fundação Abrinq e Vitae;



- Apoio a Congressos, Intercâmbios e Cursos, que tiveram o brincar como tema;



- Publicação do guias e manuais "Código de Ética e Conduta", "Comprar Brinquedo não é Brincadeira", "Guia dos Brinquedos e do Brincar", "Guia do Designer" e "Guia de Brinquedos e Jogos - Melhores do Ano".



- Campanhas educativas e institucionais visando devolver às crianças o direito de brincar, ressaltando a sua necessidade e importância.



Neste momento, a Abrinq apresenta o site ABRINQuedoteca, que tem uma proposta bastante prática e interessante:



- Oferecer um canal de comunicação, direta, entre os fabricantes de brinquedos de todo o País e os pais, professores, profissionais de brinquedotecas, demais profissionais da infância e adolescência, além dos próprios usuários do site, encurtando as distâncias para a troca de idéias, de dados e de informações.



- Disponibilizar informações teóricas e práticas através de artigos de especialistas, reportagens, informações sobre eventos e lançamentos;



- Fornecer indicações bibliográficas e de outras mídias;



- Prover orientações sobre segurança do brinquedo;



- Apresentar referências sobre o trabalho de brinquedotecas e de outros projetos na área do brincar;



- Oferecer às crianças e jovens, idéias de como fazer seu próprio brinquedo, sugestões de várias brincadeiras, além de jogos on-line;



- Dar dicas e sugestões facilitadoras do acesso ao conhecimento na área da ludicidade;



- Proporcionar um Fórum de debates, espaço riquíssimo de troca de idéias e experiências.



Como presidente da Abrinq, acredito que as pessoas que compõem esse universo da criança têm interesse em formar essa sinergia de ações. Vamos levar tanto às crianças e jovens, como a seus pais ou cuidadores e aos profissionais, informações e ações do que acontece pelo mundo. Estaremos conectados, em dia com as novidades, procurando contribuir para que, através dos contatos virtuais, o mundo do brincar se pareça cada vez mais a uma mágica aldeia.



Synésio Batista da Costa, presidente da Abrinq - Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos.

05/05/2005

 

 

 
PARCEIROS  |  MAPA DO SITE  |  BUSCA