A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS BRINCANTES

Enviado por: Adriana Friedmann Data: 16/05/2005
Título: "BRINCAR, SEMPRE BRINCAR: das teorias às práticas em sala de aula"
Mensagem
Desde que o homem se conhece por homem ele tem brincado mas, somente no último século e, sobretudo nos últimos 50 anos, a questão do brincar tem sido objeto de estudos e pesquisas sob os mais diversos enfoques e teorias. Porém, a prática do brincar no dia a dia das crianças tem se tornado cada vez mais rara, tanto dentro da escola quanto na rua, nas comunidades e até dentro de casa.

É fato o grande aumento de publicações a respeito do Brincar e sua importância, o grande incentivo para as ações de brincar que chegam através de inúmeros meios de comunicação e as várias atividades sendo desenvolvidas para estimular o brincar formal e não formal, assim como a procura por cursos, oficinas, palestras, etc. a este respeito.
Mas nas práticas do dia a dia o brincar fica muito mais para "a hora do recreio", "o dia do brincar", ou ligado ao consumo de brinquedos do que propriamente ocupando o lugar que lhe cabe e que as inúmeras pesquisas não cansam de ressaltar: o brincar como necessidade essencial da criança, como linguagem expressiva, como atitude, como potencial de desenvolvimento social, cognitivo, emocional, ético, corporal, entre tantos outros.

A questão que trago para debate é: como seria viável que as teorias e pesquisas cheguem efetivamente às práticas? Como efetivamente encurtar esta distância entre o discurso acadêmico e o assumir o lúdico como atitude educacional, especialmente dentro da educação infantil e elementar?


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