O participante escolhido pelo grupo para começar a brincadeira fica com a vareta ou o giz na mão e será o pegador.
 
 O pegador, então, faz um circulo no chão, colocando a bola ou a lata no centro.
 As demais crianças vão se esconder.
 
 O pegador ficará ao lado do círculo onde está a bola ou a lata. As crianças que irão se esconder elegem qual deles será aquele que chutará a bola ou lata para que o pegador vá buscar depois de contar até 50, em voz alta e sem olhar para trás.  
 
 Enquanto ele conta, o restante do grupo vai se esconder. O pegador volta a lata ou bola para o centro do círculo e passa a procurar as crianças. Enquanto ele vai buscar a lata ou bola, saindo de perto do pique, ou mesmo quando está por perto, as crianças que estão escondidas tentam se aproximar da lata ou bola. A cada vez que conseguem tal proeza tocando na lata ou bola são salvas de serem pegas pelo pegador. A cada vez que o pegador as vê antes que toquem a lata ou bola ele faz um X com a vareta ou giz dentro do círculo e fala alto o nome de quem foi pego.
 
 O participante se transforma em pegador se for o último a ser pego.  Se não for pego poderá ser o “salva mundo”.
 
 O SALVA MUNDO: Se o pegador não conseguir achar o último participante e este vier a chutar a bola ou lata antes do pegador fazer o X, ela salva todas as crianças que foram pegas. Se isto acontecer  todos se escondem novamente e o mesmo  pegador recomeça a brincadeira.  |